PLANEJAMENTO
&
CONSULTORIA
O gerenciamento de projetos em TI quando bem engajado com os propósitos do cliente e da própria organização, se torna um poderoso recurso
Além do retorno financeiro que é devido quando o projeto é executado de forma bem-sucedida, o valor acrescentado é também medido por meio de 02 outros elementos de extrema importância: a reputação endógena e a reputação exógena. Ao receber a sua demanda finalizada (isto é, respeitando os quesitos de qualidade, rapidez e economia), o cliente alimenta aquilo que se pode designar por reputação endógena: aumenta o seu nível de confiança com a organização, tendendo a escolhê-la em uma demanda futura e a recomendá-la a parceiros com quem mantém uma relação igualmente estreita.
Por outro lado, esta conjugação de fatores conduz aquilo que se pode denominar de reputação exógena, uma vez que a partilha das
boas referências através de uma rede de contatos tentacular que se pulveriza aumenta, gradual e solidamente, a credibilidade da empresa de TI no mercado, firmando a sua reputação e elevando-a no posicionamento que detém com relação às suas concorrentes.
Desta forma, pode afirmar-se que um gerenciamento de projetos eficiente leva em conta uma prospecção de longo prazo que visa o crescimento interno e externo da organização, tanto quanto ao nível dos métodos de trabalho adotados, do aprimoramento das competências e saberes do corpus social que compõe a organização e, inevitavelmente, daquilo que são os seus produtos e serviços core, foco de todo o seu investimento e atuação.